JEEP: sinônimo de off-road

saiba como e o desempenho dentro e fora do asfalto do compass

Quando um produto se destaca e traz inovação, sua marca pode se tornar sinônimo do próprio item. Você diz goma de mascar ou chiclete? Esponja de aço ou Bombril? Fecho éclair ou Zíper? E quando se trata de veículos off-road, o que vem à mente é o Jeep.

A marca Jeep é tão influente no mundo off-road que seu nome se tornou sinônimo de “jipe”, termo até utilizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para descrever veículos dedicados a aventuras fora de estrada. A trajetória que levou a marca a essa posição de destaque remonta à sua origem, durante a Segunda Guerra Mundial.

Qual a origem do nome Jeep?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército dos Estados Unidos precisava de um veículo leve e versátil para várias atividades, como reconhecimento, patrulha e transporte de soldados. Esse veículo era conhecido como General Purpose, ou G.P., em inglês.

A pronúncia da sigla G.P., “gee pee”, acabou sendo abreviada para “Jeep”. Esse processo é semelhante ao que aconteceu com o Hummer, que no exército é identificado pela sigla HMMWV, mas foi pronunciado como Humvee e se tornou o nome da marca.

Há também, uma teoria de que o nome Jeep foi inspirado em “Eugene the Jeep”, um personagem do Popeye. Esse animal mágico era conhecido por ser prestativo e aparecer na hora certa para ajudar o marinheiro, uma característica que lembra a versatilidade do veículo todo-terreno.

A tração 4×4 fez o Jeep 

Após uma concorrência entre fabricantes, o projeto MB da Willys-Overland foi escolhido como vencedor. Esse veículo, com peso de 1.113 kg, motor 2.2 de 61 cv e velocidade máxima de 105 km/h, atendeu a todos os requisitos estabelecidos. Para demonstrar suas capacidades, um Jeep subiu as escadarias do Capitólio em Washington diante das autoridades.

Embora a tração nas quatro rodas já existisse em outros veículos, o Willys MB se destacou por ser o primeiro a utilizar essa tecnologia em um carro leve. Essa combinação de capacidade off-road com tamanho compacto foi revolucionária. Segundo o General George Marshall, o Jeep foi uma das maiores contribuições dos Estados Unidos para as campanhas militares modernas.

Trabalhando após a guerra 

Após provar sua eficácia no exército, o modelo MB da Willys mostrou-se útil também para trabalhos civis. Em 1945, a Willys estabeleceu a divisão Jeep e lançou uma versão para o público em geral, chamada CJ-2A, onde “CJ” significava “Jeep Civil”.

O foco desse modelo era o uso rural, oferecendo uma tomada de força que permitia conectar implementos ao motor. Assim como durante a guerra, o Jeep podia substituir um cavalo em tarefas agrícolas, como arar o solo.

Esses modelos tinham a vantagem de ser mais compactos que os veículos similares da concorrência e já vinham de fábrica com tração nas quatro rodas, enquanto caminhonetes e utilitários de outras marcas precisavam ter esse recurso instalado por empresas externas.

O Jeep Ganha Popularidade Recreativa

O Jeep não se limitou apenas ao trabalho árduo. Com sua tração 4×4, tornou-se uma escolha popular para atividades de lazer, permitindo o acesso a locais remotos para camping e pesca. À medida que a demanda por diversão aumentava, a família CJ foi expandida, oferecendo motores mais potentes, mais opções e versões com estilo mais jovial. 

Em 1970, surgiu o nome Renegade pela primeira vez, caracterizando uma versão esportiva com rodas de liga leve, cores vibrantes e um motor de seis cilindros.

A Modernização do Jeep

Em 1963, a perua Jeep foi substituída pelo Wagoneer, inicialmente mantendo a robustez típica da marca. Três anos depois, a Jeep revolucionou ao lançar o Super Wagoneer, o precursor dos luxuosos SUVs modernos. Enquanto isso, o Cherokee preenchia o espaço entre o Wagoneer e o CJ, destacando-se pelo uso de uma estrutura monobloco, uma novidade no mundo off-road.

Essa inovação foi aplicada em uma escala maior no Grand Cherokee, que se tornou o primeiro SUV esportivo, especialmente com a versão LX 5.9, que alcançava 100 km/h em 7,3 segundos. Este modelo permaneceu como o carro mais rápido da marca até o lançamento do Grand Cherokee SRT8, em 2006.

Jeep nos Dias Atuais

Atualmente, a Jeep é reconhecida internacionalmente como uma referência em veículos off-road. Alguns dos modelos mais famosos incluem:

Jeep Renegade

Ideal para o dia a dia, tanto em ambientes urbanos quanto em estradas de terra, oferecendo versatilidade em todos os desafios.

Jeep Compass

Combina conforto e design urbano com características autênticas da Jeep, como as caixas de rodas trapezoidais e a icônica grade com sete aberturas.

Jeep Commander

Espaçoso e com capacidade para sete passageiros, apresenta bancos traseiros bipartidos que correm sobre trilhos, facilitando o acesso aos dois bancos adicionais no porta-malas.

Jeep Gladiator

Preparado para enfrentar qualquer terreno, oferece potência com um motor V6 de 3.6L, câmbio automático de 8 marchas e torque otimizado para uma performance excepcional em qualquer situação.

O Jeep ideal para o seu perfil te espera no Grupo Amazonas

Você é do tipo aventureiro que gosta de fazer trilhas ou prefere um carro confortável que ofereça potência e qualidade?

No Grupo Amazonas, temos o Jeep perfeito para atender todas as suas necessidades e se adequar ao seu estilo. Venha descobrir o veículo ideal para você, escolha entre nossas opções de veículos novos ou seminovos.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário